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terça-feira, 8 de março de 2011

Criação da Mulher

Como hoje é o Dia Internaciomal da Mulher resolvi trazer esse texto que encontra-se na Bíblia da Mulher (Almeida Revista e Atualizada), na página 9.

"Deus se identificou como o "ajudador" (hebr.´ezer) de Israel (Êx 18.4; Dt 33.7), esta palavra que não denota inferioridade, pelo contrário, descreve uma função mais do que digna. Ninguém se desvaloriza assumindo humildemente o papel de auxiliador. Como "ajudadora" do homem, a mulher se tornou sua parceira espiritual na extraordinária tarefa de obediência a Deus, de domínio sobre a terra e também foi parte vital para a multiplicação das gerações (Gn 1.28). A mulher, como a melhor amiga do homem, deveria lhe proporcionar conforto e companherismo (Gn 2.23-24). Ninguém poderia encorajá-lo e inspirá-lo mais do que ela, visto que foi criada para isto. A frase "auxiliadora que lhe fosse idônea" (hebr. kenegdo, lit. "semelhante ao que estava à sua frente") aparece somente nos vs. 18 e 20, enfatizando a semelhança entre o homeme e a mulher. Não era inferior ou superior a ele, mas igual e equivalente em sua forma física, embora com uma função diferente e distinta.
Homem e mulher foram criados à imagem de Deus; a diferença é que o homem foi formado do pó da terra e a mulher da costela do homem. ela é a cópia perfeita do homem, a mesma carne e ossos e a imagem de Deus exatamente como o homem, igual a ele em tudo (Gn 1.27). E está inseparavelmente ligada a ele através do próprio ato da Criação. A integridade da raça está assegurada (Gn 1.27-28); a dignidade e o valor da mulher estão assegurados (Gn 2.22); a base do casamento cristão está estabelecida de um modo memorável (v.24).
A criação da mulher não foi uma decisão tardia. O homem foi planejado e criado física, emocional, social e espiritualmente já com a futura criação da mulher planejada e assegurada. Na realidade, Deus disse que não era bom ao homem estar "sozinho", ele precisava da mulher (v.18). Deus criou o homem do "pó da terra", mas criou a mulher da "costela" do homem (hebr. tsela´, lit. "lado").
Deus usou Adão para expressar a sigularidade da mulher através de um jogo de palavras único, onde a própria linguagem reflete a unidade que Deus planejou entre o homem (hebr. ´ish ) e a mulher (hebr. ´ishshan ). A expressão "osso dos meus ossos e carne da miha carne" (v.23) aparece em outras passagens do Antigo Testamento como indicação deum relacionamento consanguíneo. Embora Adão tenha dado nome à mulher, isso não determina que tivesse uma posição superior à dela. Na cultura oriental, o ato de dar nomes, mesmo nos dias de hoje, é significativo e na maioria dos casos denota autoridade e responsabilidade. (...) O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, do mesmo modo que o de Adão confirma sua criação a partir do pó da terra (adamah, lit. "chão" ou "terra").

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